Perguntas Frequentes
Se não esclarecer sua dúvida aqui, entre em contato na página Fale Conosco
1.1. Como funciona a Hevea?
A Hevea é uma plataforma que conecta empresas e interessados em contratar serviços ESG e prestadores de serviço desse mercado. Com a Hevea, o interessado solicita múltiplos orçamentos para o serviço que deseja realizar enquanto o prestador de serviços recebe oportunidades de negócios, enviando orçamentos de maneira prática e ágil.
1.2. Quem pode utilizar a Hevea?
A Hevea é para todos! Tanto empresas e profissionais que atuam no mercado ESG e desejam divulgar seus serviços e acessar novas oportunidades de negócios pela plataforma quanto para as empresas e interessados que desejam contratar serviços ESG.
1.3. Quanto custa para utilizar a Hevea?
Para as empresas e interessados em contratar serviços ESG, a Hevea é gratuita! Para os prestadores de serviço ESG, não é preciso pagar nada para se cadastrar e utilizar a Hevea, pagando apenas para a visualização das oportunidades de negócio recebidas. O valor a ser pago é proporcional ao preço do serviço a ser contratado e será pago por meio do sistema de moedas. Para mais informações sobre a utilização das moedas, favor acessar a seção 3.c do FAQ.
1.4. Como entro em contato com a Hevea?
Você pode entrar em contato com a Hevea pela seção “Fale Conosco” do site ou por meio do e-mail de atendimento: atendimento@heveaesg.com.br.
2.1. Como solicitar um orçamento?
É possível encontrar e solicitar o orçamento do profissional ideal para você de 2 formas:
a) Guia de Serviços – você navega pelas lojas dos prestadores de serviço em toda nossa base de fornecedores e escolhe de quais prestadores de serviço você deseja receber o orçamento, ou
(b) Busca Inteligente – você indica qual serviço você precisa e a Hevea encontra e solicita o orçamento para os 4 profissionais que mais se adequem à sua necessidade.
Passo a passo para encontrar um profissional de forma 100% gratuita:
1º Passo - Selecione a forma que mais lhe agrada entre o Guia de Serviços ou a Busca Inteligente, conforme explicação acima;
2º Passo -
(i) Busca Inteligente: Indique o serviço buscado e preencha as informações mínimas solicitadas e deixa que a Hevea irá buscar dentro do nosso banco de fornecedores os 4 profissionais que mais se adequam às suas necessidades, e irá solicitar automaticamente para esses prestadores de serviço um orçamento. Agora é só aguardar os orçamentos!;
(ii) Guia de Serviços: Navegue pelas lojas de todos os fornecedores e encontre aqueles que mais lhe agradam. Para facilitar e refinar sua busca, utilize os filtros disponíveis. Após buscar pelos fornecedores, selecione quantos quiser para receber os orçamentos de forma rápida e descomplicada;
3º passo – Faça seu cadastro para que os prestadores de serviço possam enviar orçamentos mais apurados e de acordo com o serviço que você precisa.
4º Passo – Aguarde os orçamentos, eles chegarão pelo canal que você escolheu no cadastro. Aqui damos a opção de receber o orçamento pelos seguintes canais: site da Hevea, telefone, Whatsapp ou e-mail;
5º Passo – Após receber os orçamentos, negocie com os fornecedores (damos a opção de você conversar com os fornecedores pela plataforma ou por fora dela) e escolha aquele que mais lhe convém. A contratação do fornecedor é feita totalmente por fora da Hevea;
6º Passo – Para ajudar a comunidade, após a realização do serviço, indique qual foi o fornecedor contratado e avalie o fornecedor de acordo com o serviço prestado.
2.10. Como os fornecedores são selecionados?
A Hevea montou um banco com os principais atores do mercado ESG no Brasil mas qualquer fornecedor que preste os serviços englobados no escopo da Hevea podem fazer seu cadastro na plataforma.
2.11. Não fiquei satisfeito com o serviço prestado, o que posso fazer?
Caso você não tenha ficado satisfeito com um serviço prestado por um fornecedor que você encontrou na Hevea, recomendamos que você fale diretamente com o fornecedor para expressar sua insatisfação com o serviço. Também, é importante que você avalie via Hevea o serviço prestado pelo fornecedor, para que os próximos contratantes possam analisar as qualidades e defeitos dos prestadores de serviço. Caso haja algum conflito que não seja resolvido de maneira amistosa entre as partes, sugerimos que o cliente tome as medidas legais cabíveis.
2.12. Como utilizar a busca inteligente?
Acesse a aba da busca inteligente e indique o serviço buscado e preencha as informações mínimas solicitadas e deixa que a Hevea irá buscar dentro do nosso banco de fornecedores os 4 profissionais que mais se adequam às suas necessidades, e irá solicitar automaticamente para esses prestadores de serviço um orçamento. Agora é só aguardar os orçamentos.
2.13. Como alterar minhas informações de cadastro.
Na área logada do site, entre em “editar perfil”. Lá é possível alterar suas informações de cadastro.
2.14. É possível alterar uma solicitação de orçamento?
Não, após enviada a solicitação de orçamento não pode ser alterada, apenas cancelada. Caso tenha enviado uma solicitação de orçamento por engano, você deve cancelar tal solicitação e realizar uma nova.
2.2. Quanto custa solicitar um orçamento?
Solicitar orçamentos na Hevea é 100% gratuito!
2.3. Quantos orçamentos e serviços posso solicitar por vez?
É possível pedir orçamentos para quantos prestadores de serviço desejar e para quantos serviços for necessário.
2.4. Conselhos de como escolher o melhor prestador de serviço para a atividade que eu preciso.
Sabemos que escolher um prestador de serviços para o seu projeto pode ser bem desafiador. Por isso a Hevea te ajuda a encontrar os melhores profissionais do mercado. Seguem algumas dicas para ficar atento antes de contratar um profissional: (i) analise com cuidado a página Hevea do fornecedor, em especial as avaliações dos clientes anteriores; (ii) seja transparente, detalhado e preciso nas informações enviadas ao solicitar um orçamento (serviço necessário, prazo para conclusão, local de prestação de serviço, detalhes especiais sobre o projeto, etc.); e (iii) esclareça todas as suas dúvidas com o prestador antes de contratar o serviço (disponibilizamos um chat dentro da Hevea para facilitar essa interação).
2.5. Não encontrei um fornecedor para o serviço que eu preciso, o que posso fazer?
É uma pena que situações como essa aconteçam, por isso a Hevea continua trabalhando para aumentar a sua rede de profissionais e serviços atendidos. Caso você não encontre um fornecedor para o serviço que você deseja, por favor nos envie uma mensagem pela seção “Fale Conosco” do site dando detalhes do serviço necessário (serviço, localidade, preço e data) que nós iremos atras do melhor profissional para você.
2.6, Como faço para aceitar uma proposta?
Ao logar no site da Hevea, o contratante terá acesso a um dashboard que contém todos os orçamentos solicitados e recebidos bem como todos os serviços contratados. Nessa seção é possível visualizar todas as propostas recebidas e dar andamento para elas. Para tanto, é necessário que (i) o usuário acesse a aba “Todos os Projetos” na área logada do site e lá visualize todas as propostas recebidas; (ii) ao visualizar a proposta recebida, é possível que o usuário tome as seguintes ações: a) descarte a proposta por julgar insuficiente, b) aceitar a proposta nos termos enviados, c) entrar em contato com o fornecedor para negociar e esclarecer dúvidas ou d) fechar a contratação do serviço por fora da plataforma. Para qualquer uma dessas ações, é só clicar no botão correspondente ao final da proposta.
2.7. Posso entrar em contato com o fornecedor antes de aceitar uma proposta?
Sim, inclusive recomendamos que esse contato seja feito para esclarecer eventuais dúvidas sobre o serviço. O contato pode ser feito por qualquer um dos meios de comunicação indicados na página do fornecedor. Para agilizar a comunicação também disponibilizamos um chat entre fornecedor e contratante dentro da plataforma da Hevea.
2.8. Preciso contratar o serviço pela Hevea?
Não, a Hevea existe para facilitar o encontro e comunicação entre cliente e fornecedor. A contratação pode ser feita da forma que melhor agradar ambos, diretamente entre eles ou pela própria plataforma.
2.9. Responsabilidade da Hevea na contratação/ prestação do serviço.
É importante ressaltar que a Hevea é apenas uma plataforma de intermediação de negócios ESG. O objetivo da Hevea é facilitar a vida tanto do fornecedor quanto do cliente porém a Hevea não tem qualquer responsabilidade na relação entre cliente e fornecedor. Seja em relação à prestação do serviço contratado ou em relação aos pagamentos pelos serviços prestados.
3.1. Como visualizar as oportunidades de negócio?
Na área logada do site, acesse a aba “Meus Projetos”. Nessa aba estão todos as solicitações de orçamento, bem como orçamentos enviados, serviços contratados e já finalizados. Para visualizar as solicitações de orçamento recebidas o fornecedor deve clicar em visualizar. Nesse primeiro momento apenas as informações básicas da solicitação estarão disponíveis. Caso o fornecedor entenda como uma oportunidade com potencial ele deve adicionar moedas e utilizá-las para poder ver mais detalhes da proposta, como os dados de contato do cliente, bem como para poder enviar um orçamento para o cliente.
3.10. Perdi o prazo para enviar o orçamento, o que posso fazer?
Para que a Hevea seja uma plataforma ágil e eficiente, infelizmente após esgotado o prazo para envio do orçamento o fornecedor não poderá mais enviar o orçamento nem dar qualquer tratamento à solicitação enviada.
3.11. Quanto custa para visualizar uma solicitação de proposta?
O valor em moedas para visualizar uma solicitação de orçamento é proporcional ao valor do serviço a ser prestado, variando entre o mínimo de 1 e o máximo de 10 moedas. O valor em reais de 1 moeda é igual a R$9,99.
3.12. Não concordo com uma avaliação recebida, o que fazer?
Caso tenha recebida uma avaliação que considere injusta, irreal ou fraudulenta, o usuário pode enviar uma mensagem pela seção “Fale Conosco”, para que tal avaliação seja moderada. O time da Hevea analisará o caso e decidirá sobre a manutenção da avaliação ou não.
3.13. Quais as formas de pagamento aceitas pela Hevea?
A Hevea utiliza o PagSeguro como plataforma de pagamento. Atualmente as formas de pagamento aceitas são: Pix, cartão de crédito e débito e boleto.
3.14. Como editar sua página na Hevea.
Sua página é a vitrine pelo quais os clientes irão analisar seus atributos e qualidades, por isso é tão importante manter ela completa, clara e objetiva. O fornecedor pode alterar a página dele a qualquer momento, acessando a área logada do site e clicando na aba “Meu perfil” e dentro dessa aba, clicar em “Editar perfil”.
3.15. Preciso completar meu cadastro para começar a receber solicitações de orçamento?
Não, após concluir a primeira etapa de cadastro sua página já estará disponível para visualização pelos clientes. Sugerimos que mantenha a sua página sempre completa e atualizada já que ela é uma vitrine pela qual os clientes chegarão até você.
3.2 Preciso adicionar moedas para fazer meu cadastro?
Não, para fazer o cadastro e ter sua página dentro da Hevea não é preciso pagar nada e nem adicionar moedas. As moedas serão utilizadas apenas para visualizar as oportunidades de negócio recebidas.
3.3. Porque adicionar moedas.
As moedas são utilizadas para a visualização de oportunidades de negócios para você. Ao comprar moedas elas serão adicionadas à sua carteira e com elas você pode visualizar as solicitações que chegam para você por meio da Hevea. O custo em moedas para a liberação de cada oportunidade varia de acordo com a faixa de preço do serviço solicitado. As moedas são pessoais e intransferíveis e não tem prazo de expiração.
3.4. Como enviar uma proposta?
Ao utilizar as moedas para visualizar uma oportunidade de negócios, automaticamente a Hevea libera a opção de enviar uma proposta. O envio da proposta pode ser feito de duas formas: (i) por meio do site, acessando na área logada a aba “Meus Projetos”, abrindo a solicitação que deseja enviar uma proposta e preenchendo as informações mínimas requeridas; ou (ii) enviando a solicitação por fora da Hevea, da forma tradicional que o fornecedor esteja acostumado, para o canal indicado pelo cliente na solicitação do orçamento. Nesse caso, o fornecedor deve indicar na página da proposta que o orçamento foi enviado por fora.
3.5. Conselhos de como enviar uma proposta.
Sugerimos que o fornecedor envie suas propostas sempre pela Hevea, para que ela seja sempre padronizada e completa. De qualquer forma, seja enviando uma proposta pela Hevea ou pelo método tradicional do fornecedor, recomendamos sempre observar as seguintes dicas: (i) entenda o seu cliente e as necessidades dele (esclareça todas as suas dúvidas em relação ao trabalho a ser realizado antes de enviar uma proposta); (ii) seja realista em relação ao prazo proposto e valores cobrados; (iii) seja pontual e se apresente de maneira profissional para o cliente; (iv) utilize uma linguagem clara, seja objetivo e utilize dados verídicos; (v) após o envio da proposta, faça sempre um follow-up com o cliente para esclarecer eventuais dúvidas e entender se o orçamento está de acordo com o esperado pelo contratante; e (vi) seja claro nas entregas, valores, limites e revisões para evitar eventuais conflitos no futuro.
3.6. Posso entrar em contato com o cliente antes de enviar uma proposta?
Sim, inclusive a Hevea recomenda que o fornecedor entre em contato com o cliente antes de enviar uma proposta para que consiga enviar o orçamento mais assertivo possível. Utilize o chat da Hevea para esclarecer eventuais dúvidas sobre o serviço a ser prestado.
3.7. Responsabilidade da Hevea na contratação/ prestação do serviço.
É importante ressaltar que a Hevea é apenas uma plataforma de intermediação de negócios ESG. O objetivo da Hevea é facilitar a vida tanto do fornecedor quanto do cliente porém a Hevea não tem qualquer responsabilidade na relação entre cliente e fornecedor. Seja em relação à prestação do serviço contratado ou em relação aos pagamentos pelos serviços prestados.
3.8. Preciso contratar o serviço pela Hevea?
Não, o cliente e fornecedor tem a opção tanto de contratar o serviço por meio do site da Hevea, como pelos métodos tradicionais que entendam melhor.
3.9. Qual o prazo para responder as solicitações de orçamento?
Após receber uma oportunidade de negócio, o prestador de serviço tem até 72 horas para responder um orçamento que foi recebido via Guia de Serviços e 48 horas para responder um orçamento recebido via Busca Inteligente.